sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sudesb oferece aulas de natação gratuitas para crianças e jovens

Fomentar a prática esportiva por meio da natação. Esse é o principal objetivo das aulas que serão oferecidas pela Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb) e que irá beneficiar cerca de 700 crianças e adolescentes em Salvador até o final do ano.

De acordo com Teresa Cangussu, coordenadora pedagógica da ação, a iniciativa visa dar oportunidades a pessoas de 7 a 17 anos de praticarem alguma atividade esportiva. “Nossa ideia é fazer a inclusão social-esportiva destes jovens, fazendo com que eles possam descobrir, no esporte, um novo caminho”, afirma a coordenadora.

As atividades serão realizadas em dois pontos da cidade: no Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina e na Universidade Católica do Salvador (Ucsal), no campus de Pituaçu. Nestes locais, funcionam também os postos para inscrição, que atendem pela manhã e à tarde.

Para efetuar a inscrição nas aulas, é preciso que os pais ou responsáveis levem o atestado médico do filho (liberando-o para a prática de atividade física ou esporte), além de atestado escolar (especificando o turno que o candidato estuda), cópia do comprovante de residência, da certidão de nascimento ou da carteira de identidade (RG) e duas fotos 3x4.
Segundo Teresa, as aulas oferecidas pela Sudesb, que antes aconteciam no parque olímpico da Fonte Nova, foram transferidas para estes centros com atenção de atender os estudantes que ficaram sem local para a prática esportiva com a desativação do estádio.


Ela ressalta, ainda, que os centros possuem piscinas semiolímpicas de 25 metros. “Nos espaços, os estudantes passam pelas etapas de iniciação ao estágio avançado da natação”, pontua.
“Fizemos a parceria com essas entidades enquanto aguardamos a construção de um novo centro esportivo em Cajazeiras, que o governo do Estado prometeu fazer”, declara Teresa.

Deficientes - Este ano, a Sudesp também vai oferecer natação para pessoas com deficiência, sendo atendidos jovens e adultos com síndrome de down, autismo, deficiência auditiva ou cognitiva, entre outras.
A coordenadora pedagógica destaca que, para essas turmas, não há faixa etária e que a inscrição pode ser feita nos mesmos locais onde serão realizados as aulas para crianças e adolescentes. Há também curso de hidroginástica para pessoas acima de 60 anos. As aulas acontecerão no Clube do Sargento da Polícia Militar, nos Barris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário